YACIARA NARA o lançamento

No dia 10 de março de 2016 o diretor: Marcos Marrom lançou o filme; YACIARA NARA MENINA MULHER DAS BRUMAS DO TEMPO.

Convidados  ilustres fez o colorido no  Espaço Culturama, situado na avenida T-8, 324, galeria Casa Blanca. Setor Bueno. Esquina com avenida Multirão. Goiânia-Goiás. 

Foram convidados três artistas, amigos e fazedores de palavras, a jovem escritora Thaise Monteiro, que no ano de 2016 pretende lançar o seu primeiro livro, Leonardo Teixeira, escritor e cronista do Diário da Manhã  e o premiado contista Cristiano Deveras. 

O tema sugerido O FAZER LITERATURA EM GOIÁS. 

Christiano Deveras iniciou a conversa, falou das construções feitas em Goiás, dificuldades e oportunidades. 
A sua preocupação, principalmente é a divulgação e o desinteresse da população pela leitura. A maior dificuldade que agora os escritores enfrenta, é  fazer dos livros a visibilidade que precisa, e por fim ser lidos.  
Pontuou o que acabava de ver, "é lindo e gracioso". Mas sabendo que poucos vão conhecer a literatura da falecida escritora. Exemplo é o que acontece com muitos escritores.  

Leonardo percebe que mesmo escrevendo em um jornal semanal não tem uma resposta do público, e isso não faz mais  conhecido. Porque ele não sabe quem está lendo...

Thaise percebeu  que o teatro agregou valores para sua poesia, percebeu que a expressão pode propagar  e aproximar pessoas. A escritora analisa que o teatro fez abrir oportunidades.

O  projeto POESIA QUE GIRA iniciou no varal, onde as poesias ficavam pregadas  com pregadores,  pessoas em circulações  nas vias, podiam pegar, ler, tudo sem cobrança.  
E o mais recente projeto foi a reconstrução de uma ideia que foi aproveitada, onde a geladeira velha virava prateleira de livros. Então a escritora se apropriou e engradeceu, com pinturas nas laterais e dentro. Pressupõem o inicio no ano de 2014, no bairro Pedro Ludovico Teixeira. 

A ideia é pegar  geladeiras velhas jogadas nas ruas ou ganhadas das doações, colocar  livros, fixar em alguns pontos. Principalmente na frente de comercio. Assim se  deu o nome de GELATERATURA. 

comentário de Marcos Marrom "Poesia fria de um corpo quente"   


O escritor Deveras  falou do seu projeto que se inicia via rede social do velho instinto Orkut. 
O BAR DO ESCRITOR é um projeto  que faz dos encontros virtuais a ambição de  publicar livros impressos de escritores que nem sequer nunca se encontraram. 

Sem esperar projetos governamentais Deveras corrigi, edita, seleciona e cobra um valor para a publicação. 

Reúne várias pessoas do Brasil interessadas de mostrar e vender os seus escritos. 
  
Deveras e Leonardo acentuam os editais e prêmios, achando importante para o estado, e tem o prêmio de referencia organizado pela União Brasileira de Escritores, " O prêmio Hugo de Carvalho Ramos". Onde qualquer um pode participar.  

O escritor Leonardo Teixeira ainda ver, que no estado os escritores  ainda tem grandes dificuldades de viver da  literatura.  Porque o que vende nas livrarias, são os "auto ajuda", "best selles" e todos de editoras grandes. Todos estão fora de Goiás.  
Por fim, aqui em Goiás não tem uma distribuidora, e nem sequer tem interesse de vender escritores goianos.

   


s

Comentários

Postagens mais visitadas